sexta-feira, 17 de abril de 2009

(Foto: Rua Barão, 1905)

Nobre exemplo de brasilidade,
filha amada de Piratininga,
Berço augusto da Paz, da Igualdade,
Salve heróica Itapetininga
Teu pendão simboliza a vitória,
E assim vais teu futuro rasgando,
Sob as benções de Deus caminhando
Para os cimos mais altos da glória!

(Fonte: Hino de Itapetininga.
Letra: Duílio Gambini / Música: Spartaco Rossi)

Itapetininga é um município brasileiro do estado de São Paulo.
Sua primeira povoação surgiu em torno de um antigo pouso de bandeirantes, tropeiros ou negociantes de animais, nas proximidades do rio Itapetininga, nos séculos XVII e XVIII. Seu desenvolvimento começou por volta de 1750. Em cinco de novembro de 1770 o povoado foi erguido em vila – a Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga -, tendo sido, na ocasião levantado o pelourinho. São considerados fundadores da cidade Simão Barbosa Franco e Salvador Oliveira Leme (o Sarutayá) são considerados os fundadores da cidade. A Vila foi elevada à categoria de cidade no dia treze de março de 1855. O município foi criado a primeiro de janeiro de 1771 e, no final do mesmo ano foi instalada a primeira paróquia – a Igreja da Matriz. A partir de então, Itapetininga começou a atrair comerciantes de todos os lugares do país. Não demorou muito para que os japoneses, libaneses, italianos e alemães viessem desfrutar de suas riquezas, colaborando intensamente para o progresso que hoje se instala.
Sua população estimada em 2008 era de 146.760 habitantes.
Possui uma área de 1792,0 km². É o 3º maior município do estado de São Paulo em extensão territorial.
Localização:Itapetininga está localizada na região sudoeste do estado de São Paulo, na bacia do Alto - Paranapanema.
Possui uma economia fortemente voltada à agricultura. Suas indústrias são de pouca expressão nacional. A pecuária é de relativa importância no sudoeste paulista.
Principais produtos: Grama, Batata, Hortifrutícolas



Principais Pontos Turísticos

Parque Ecológico São Francisco de Assis


De propriedade da Prefeitura Municipal de Itapetininga, sua área é de aproximadamente trinta e cinco hectares. Atualmente, está em reformas, mas deverá constituir uma das melhores e mais belas opções de lazer do Estado, pois seu local é de fácil localização, privilegiado ecologicamente. Antigamente, no local, funcionava a Estação de Abastecimento de Água, que provia, nos idos de 1911, pequena Itapetininga de então. Possui 326.700 metros quadrados de mata secundária, de modo que o potencial turístico é imenso. Lagos, camping, quadras de vôlei, cestobol e tênis, campos de futebol e demais aparatos necessários ao lazer e recreação, assim que a fase de obras e reformas for concluída, estará à disposição da população itapetiningana, da região e de todo o Estado.Avenida Wenceslau Brás - Bairro do Mato Seco




Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres

A criação da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres deu-se a 6 de novembro de 1771, como relatado no Livro de Tombo, a fonte informativa mais antiga de Itapetininga: Foi elevada à Vila e Paróquia a 6 de novembro de 1771, o que se evidencia do fato de ser de 20 de janeiro de 1772 o primeiro assento de batismo nos livros da Paróquia, sendo seu primeiro vigário, o Padre Ignácio de Araújo Teixeira.




Rio Itapetininga


Localizado a sete quilômetros da cidade, com vários ranchos de pescaria e aprazíveis locais




Centro de Tradição Tropeiro-Boiadeiro


Serve de complementação à estrutura social e turística da cidade, tendo em vista suas excelentes e tradicionais festividades que remontam às origens de nossa cidade.Localizado em Vila Regina, entre uma competição e outra, costuma realizar apresentação de grupos folclóricos com demonstrações de danças e cantos típicos, sobretudo as gaúchas, provas de laço, montarias, rodeios, etc. A entidade foi fundada em dezenove de julho de 1981 e mantém atividades junto às Exposições Agro-Pecuárias de Itapetininga, participando, ainda, de desfiles e semanas comemorativas, em diferentes cidades. Congrega inúmeros tropeiros de famílias tradicionais do Município e região e tem conseguido manter e avivar nossa memória.









Nenhum comentário:

Postar um comentário