quarta-feira, 22 de abril de 2009

Poesia Sertaneja:
O Poeta do Monte Santo

Édson de Abreu Souza é um velhinho muito simpático com seus 93 anos, barga branca e sua bengala. Mora no Bairro do Monte Santo, em Itapetininga, Estado de São Paulo, Brasil.Nasceu no Vale do Paraíba e já morou em muitas cidades. Esse senhor de 22 bisnetos possui cerca de 200 poesias, dezenas de músicas e produz artesanato.Publicou seu primeiro livro com 89 anos. Até então, divulgava suas poesias recitando-as nas ruas, feiras e a quem se interessasse.

Lenço Riscado
Este lenço riscado,
velhinho, já bem desbotado,
que trago no bolso meu,
é lembrança do passado
que tenho sempre guardado,
foi minha mãe quem me deu.

Há muitos lenços no mundo,
há muitos lenços iguais,
mas esse lenço riscado,
velhinho, já desbotado,
quem me deu não me dá mais:
foi minha mãe querida
que sofreu tanto na vida,
hoje não vive ela mais.

Sempre no dia das mães,
data que nunca esqueci,pra minha mãe levo flores
colhidas no meu jardim.
Fica ela tão contente
ao receber o presente,
que olha do céu pra mim.

4 comentários:

  1. Que linda poesia que meu tio por parte de meu saudoso pai escreveu. Lamento tanto não ter tido o privilégio de te lo conhecido... tinha muitos artistas nessa família.. tia Anália era pintora.

    ResponderExcluir
  2. Como escritor e fã do Poeta do Monte Santo, Édison de Abreu Souza, hoje, 21/07/2017, estarei na escola da qual ele é o patrono. Para 2018, publicarei um livro que quero lançar em Itapetininga, sua terra amada, dedicando a ele o conto-fábula que retrata nosso canarinho. Também farei destaque para a cidade de Santa Branca/SP, terra do poeta e para Rodeio/SC, que elegeu o canarinho como seu símbolo oficial. À escola, meus cumprimentos! Élcio, de Angatuba, em Sorocaba/SP.

    ResponderExcluir
  3. Meu sogro eu sempre visitei deixo um forte abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostaria de conversar com você que escreveu sobre o poeta do Monte Santo ser seu sogro. Por favor, faça contato comigo por este e-mail: elcioescritor@gmail.com

    ResponderExcluir